sábado, 31 de maio de 2008

Vídeos Tutoriais do Firefox finalmente on-line...

Agora sim... Comecei a produção dos vídeos tutoriais sobre o Firefox, os vídeos foram gravados no final de semana passado, porém tive alguns problemas com Codecs e outras coisinhas mais.
Resolvido o problema coloquei os vídeos, claro e evidente, no Youtube.

Esses primeiros vídeos mostram alguns tópicos básicos, tais como: instalar o firefox, interface padrão, configurações básicas, menu, preferências e uma introdução aos plugins. Como podem ver foi um verdadeiro apanhado geral, eu recomendo para as pessoas que ainda não usam o firefox e tem vontade de saber como são suas configurações e como usá-lo para navegação em geral.

Mesmo sendo vídeos com nível iniciante gostaria que vocês dessem uma olhada pelo menos no de introdução aos Add-ons do Firefox para deixar comentários de como posso melhorar a narração, se estou falando rápido, qualquer sugestão e/ou crítica é muito bem vinda.
Conto com todos vocês para me ajudarem a melhorar o compartilhamento do conhecimento.

Não testei todos vídeos depois que coloquei no Youtube, qualquer problema me avisem.



Domo Arigato Gosaimasu.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aprendizado e mais aprendizado...

Fazia um tempinho que não aparecia por aqui, mas é que final de semana passado estava estudando para começar o desenvolvimento da minha primeira aplicação WEB.
Pude aprender muita coisa com o pessoal da Carsonified, conhecer um pouco de sua história e como eles desenvolvem seus sistemas, confesso que fiquei bem empolgado com suas estratégias e idéias.

Outra coisa bem interessante foi que comecei a fazer a série de Vídeos Tutoriais, e como já havia comentado, iniciei mostrando algumas coisinhas sobre o Firefox, infelizmente o Youtube não quis contribuir e toda vez que eu fazia o upload de um vídeo ele colocava os vídeos com 5 segundos, 1 minuto, quando na verdade os vídeos em sua maioria tinham de 7 à 9 minutos. Muito esquisito isso, alguém tem alguma dica?

Passei também uma boa parte do fim de semana dando uma olhada em vários blogs interessantes, alguns deles: Akita, Carlos Brando, Diego Eis, Elcio, Marco Gomes, improveit, egenial, outros mais, e claro que não podia deixar de acompanhá-los no twitter. =D
Realmente pude absorver vários conhecimentos nesses dias, infelizmente não pude compartilhar isso com vocês antes por causa de alguns probleminhas que tive nesse início de semana, mas continuo por aqui pessoal. Não deixem de comentar!! =D

Abraços.
Domo Arigato Gosaimasu.

sábado, 24 de maio de 2008

Carson Workshop - How to build a Web App portuguese translation...

Para que anda acompanhando o meu Twitter viu que finalizei a primeira versão da tradução do Carson Workshop - Como criar uma aplicação Web.
O workshop é voltado para aqueles que querem montar sua pequena empresa e começar a desenvolver aplicações Web, muita coisa do que é falado na apresentação tem relação com as leis do Reino Unido, mas tem muita coisa interessante para ser absorvida.
Segue os tópicos abordados no workshop:

  • Como diminuir custos

  • Montando sua equipe

  • O desenvolvedor

  • O designer

  • Assuntos legais

  • E-Commerce

  • Como escolher as melhores ferramentas

  • Gerenciando o tempo e os prazos

  • Escolhendo o nome para sua aplicação

  • Copywriting

  • Marketing

  • DropSend

  • Seu Website

  • Suporte técnico

  • Escalabilidade

  • Coisas que foram aprendidas

  • Viabilidade financeira

  • Preço

  • Hardware

  • Orçamento


Vou solicitar uma revisão da minha tradução, então colocarei disponível a tradução aqui no blog.
Eu diminui minhas postagem aqui no blog, pois estou bem ocupado estudando e trabalhando... E a diversão?? Esquece esse assunto senão a mulher fica brava =) (Love you honey)
E aguardem que ainda hoje tem meus primeiros passos na cofiguração de um servidor Rails lá no DreamHost.
Abraços.


Domo Arigato Gosaimasu.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Follow me on Twitter...

No meu post anterior falei um pouco sobre meu aprendizado na manhã de hoje... E vocês pensam que não teve mais nada no turno vespertino e noturno?? Não acredito!! =)

Hoje foi um dia muito especial para mim, acredito que pude evoluir muito como profissional e fazer vários contatos com mentes brilhantes, mesmo que esses contatos ainda sejam indiretos já são bem satisfatórios.
Penso que todos nós buscamos evoluir em nossas vidas e carreira, para isso existem várias formas e a que eu escolhi se traduz muito bem pela frase: Se enxerguei mais longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes - Galileu.

Já conhecia o Twitter, mas ainda não fazia parte e é ai que entra a história dos gigantes, foi por incentivo (indireto) do Elliot que acabei fazendo minha conta e comecei a usar essa ótima aplicação, dai fiquei pensando em como poderia aprimorar minha experiência ao utilizar esse serviço, dai me veio a resposta quase que imediata, vou postar no Twitter só em inglês, assim aprendo mais e tenho a chance de promover ainda mais meu perfil na grande rede. Acredito que participar do Twitter é muito mais do que simplesmente "Promote Yourself", tem toda a questão do "Social Networking" que também é muito importante, portanto se quiser saber o que ando aprontando por ai é só olhar meus posts no Twitter, se encontrar algum erro de Inglês favor me avisar!! =)

Mais um serviço para guardar na gaveta de idéias brilhantes e vamos seguindo evoluindo.
Abraços.


Domo Arigato Gosaimasu.

Web Development morning!! Meeting great minds!!

Hoje pela manhã acordei faminto... por conhecimento =), e como sempre programo meus dias de folga para estudar um pouco (espero que minha esposa não veja isso!!) passei uma boa parte da manhã estudando, recolhendo material, conhecendo novas pessoas, novas aplicações interessantes para começar a utilizar e claro me divertindo com o Sheik!

Vocês já conheciam a Carsonified?? Nem eu até hoje pela manhã... Fiquei muito entusiasmado com suas histórias, idéias, aplicações e claro, seu Carsonified HQ.
Foi olhando o código de uma de suas aplicações, enquanto enchia meus olhos do mais puro XHTML semântico que de repente estava eu no blog do Elliot Jay Stocks, que me levou para a área de Design no mesmo segundo, com suas experiências, um excepcional portfolio e idéias fascinantes. Você tem interesse na área de Web Design e ainda não tem o blog do Elliot no seu delicious, eu me pergunto: O que você está esperando para adicioná-lo?? =P

Depois de viajar seguindo uma rota pelas "linkagens" do site da Carsonified e do Elliot me deparei com uma vaga de emprego da própria Carsonified...
Para aqueles que não conseguem ainda entender inglês, segue uma breve tradução:



Atuais vagas na Carsonified

Nós estamos procurando pelo melhor desenvolvedor web do mundo e um extraordinário organizador de eventos.
A Carsonified é uma empresa de 11 pessoas localizada na bela Bath, Inglaterra. Nós construímos apliciações web e produzimos eventos para profissionais dessa área. Nós não somos uma empresa normal... Aqui estão alguns benefícios que virão com seu emprego: (Sinceramente demais!!!)

Trabalhar 4 dias da semana
O escritório é fechado nas sextas, isso quer dizer que todo fim de semana é um feriadão de três dias. Nós ainda pagamos vocês o salário completo e lhe damos 35 dias de feriado.

Você tem seu próprio iPhone, uma tela de cinema de 23", uma cadeira Aeron e um MackBook Pro.
Trabalhar na Carsonified não é apenas um emprego - É um estilo de vida. (Excitante) Nós queremos que vocês adore trabalhar aqui, para isso nós disponibilizamos para você alguns dos melhores kits da indústria.

Idéia da Semana - Uma semana inteira de loucura
Ocasionalmente nós fechamos nossos e-mails, desligamos nossas máquinas, e deixamos as idéias surgirem (Isso é que eu chamo de inovação). Na primeira semana desse projeto nós saímos de lá com o HugMyMac.com - Isso foi demais.

Miami, Nova Iorque, Londres...
Você vai viajara e falar em todos nossos eventos durante o ano. Isso é muito engraçado - sem mencionar que é uma grande oportunidade para incrementar seu "profile" na comunidade de desenvolvedores.

Bom pagamento & Responsabilidade
Nós pagamos bem e nós não olhamos o relógio. Nós confiaremos que você tomará decisões e conseguirá o que você precisa para concluir seu trabalho sem que precisemos gerenciá-lo.


Confesso que fiquei bem empolgado com essas vagas e sabe o que é mais interessante?? A vaga de programador exige conhecimentos em PHP5 e MySQL5 e que tenha algum conhecimento de Rails.
Isso só faz aumentar o meu posicionamento que você não precisa ser um expert em .Net ou Java para poder entrar em empresas que fazem a diferença na Web. Venho acompanhando o mercado e realmente a oferta de vagas para programadores Java está em alta, mas não esqueçam que PHP continua muito forte na comunidade e Rails está crescendo de forma extraordinária. Ótimas vagas surgem e essas oportunidades são muito boas para você evoluir.
A propósito, para os interessados na vaga você só precisa enviar alguns de seus trabalhos na Web, um parágrafo descrevendo suas experiências e habilidades e detalhes do porque você é perfeito para essa vaga e claro mudar para Bath.
Prestaram atenção?? Enviar alguns de seus melhores trabalhos... Daí eu pergunto o que você está fazendo à respeito??? Eu já comecei a organizar os bastidores por aqui... =P

Abraços...


Domo Arigato Gosaimasu.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Parte 5 - Para compartilhar é preciso aprender

Na última semana como todos perceberam estive bem ocupado com os arquivos relacionados ao FREESON que foi um evento muito interessante, acima das minhas expectativas. =D

Esse final de semana que passou pude continuar com meus estudos e o assunto principal do fim de semana foi Acessibilidade. Eu gosto muito desse assunto e do fato de que pessoas com algum tipo de deficiência possam navegar pela WEB sem grandes dificuldades, e que só dependem de nós, Web Developers, fazer com que essas pessoas possam se sentir mais à vontade.

Vi alguns sites do pessoal do grupo Acesso Digital e tinha alguns comentários bem pertinentes do MAQ, um dos gurus de acessibilidade no Brasil, então descobri algumas coisas bem interessantes, por exemplo, recomenda-se utilizar accesskeys com números, pois letras podem confundir com alguns atalhos dos browsers.

Pude aprender muita coisa legal enquanto estava cobrindo o FREESON, assuntos como: áudio, vídeo e em especial sobre o Flickr que diga-se de passagem que é um ótimo site , possivelmente o melhor para o que se propões e possui ferramentas excepcionais. Como eu gosto de falar em comunidades, o Flickr incentiva o pessoal da comunidade no desenvolvimento de soluções para melhorar a experiência com o site, para comprovar o que estou falando crie uma conta e depois vá até o endereço: http://www.flickr.com/tools/.

Tem muita coisa nova acontecendo nos bastidores por aqui, muitas idéias dentro dessa mente e bastante incentivo de outras pessoas, alguns amigos, blog de gente ainda desconhecida, novos parceiros na vida profissional, graças ao LinkedIn e por ai vai, em breve vocês vão perceber muitas mudanças por aqui.
Falando em Linkedin, tenho evoluído muito meu Inglês participando dessa comunidade e fazendo novos contatos, gente até da Polônia... =D Meu objetivo agora é encontrar alguns sites para poder aumentar minhas habilidades em "Conversation"...

Quinta-feira próxima é feriado e já estou me programando para estudar alguns assuntos bem interessantes e claro que vou compartilhar com todos vocês, portanto não deixem de passar por aqui ou assinar o Feed.

Abraços...



Domo Arigato Gosaimasu.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Firebug on Opera?? You don't need it. Opera Dragonfly is the answer!!

Confesso que sou um amante do Firefox a algum tempo, na verdade desde que conheci seu incrível potencial para desenvolver aplicações web... Só preciso do Firebug, Web Developer e coca-cola com gelo e limão, mas depois que vi o Dragonfly fiquei meio balançado para voltar a usar o Opera com mais intensividade.

Na verdade ultimamente eu uso FF, Opera e Safari, por que às vezes preciso testar em mais de um browser algumas coisinhas que faço. Alguém pode até perguntar e o IE você não se preocupa com ele, dai eu respondo que não, primeiro por que na maioria do tempo uso Mac e Linux e depois que eu geralmente faço o código bem semântico o que torna as páginas mais acessíveis e ainda sigo alguns conselhos de acessibilidade de um pessoal que sabe do que está falando. =D Qualquer coisa eu coloco um aviso... IE detectado, favor reportar qualquer comportamento estranho ao Bill. =P

Estarei testando a versão 9.5 do Opera por esses dias e vou colocando aqui minhas experiências com ele. Tenho certeza que serão bem interessantes....
E ainda tem gente por ai que usa IE por que vem instalado no Sistema Operacional, essa desculpa não cola mais, portanto comece a experimentar novas possibilidades para uma melhor experiência online.



Domo Arigato Gosaimasu.

domingo, 18 de maio de 2008

Who is this person?? Build your profile online.

Engraçado como as pessoas(algumas) envolvidas em TI não ligam para como as pessoas podem achá-las online. Eu estava navegando no site de Add-ons para o FF e encontrei a extensão Who Is This Person?
Fiz alguns testes e gostei da ferramenta!! Ela mostrou por exemplo, como eu tenho alguns companheiros de trabalho que são indigentes quando se trata de Internet. =P

De fato eu já tive muitas experiências em tentar encontrar alguma referência de alguém que deixou um comentário legal em algum Blog, ou até mesmo alguém que me falou de algum colega que fazia algo legal...
Eu já tinha notado isso antes quando fiz uma pesquisa pelo meu nome no google e só encontrei uma lista de um concurso que fiz tempos atrás, dai resolvi construir minha vida on-line através de um pseudônimo já que o nome Juarez é bem comum, então surgiu a idéia do JuarezPAF, pois é, se vocês procurarem no google por esse nome vai encontrar algo relacionado a minha pessoa.

Isso me lembra um post bem interessante do Jonathan Snook e outros artigos interessantes, aguardem que trarei mais informações sobre esse assunto.
Abraços.


Domo Arigato Gosaimasu.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Freeson 2008 - Software Livre em Maceió (Parte 2)

Espero que todos nós continuemos respirando Software Livre. =)



juarezpaf's freeson2008_02 photosetjuarezpaf's freeson2008_02 photoset

Demorou um pouco mais do que eu havia previsto esse post com o segundo e último dia do Freeson, mas antes tarde do que nunca. =D
Tive alguns problemas na hora de converter os arquivos de áudio, pois estava sem espaço no HD e o processo de conversão do GarageBand consome muito espaço em disco. Vocês não imaginam quanto!! Mas consegui resolver esse problemas e ainda coloquei informações dentro dos arquivos mp3 para eles ficarem mais bonitinhos, se você abrir no iTunes você vai ver até uma foto do palestrante, infelizmente essas edições só fiz nos arquivos do segundo dia do evento.

Vi que o material de algumas palestras estavam disponíveis, daí não contei estória... Fiz o download do arquivo zip, dei uma olhada rápida e já coloquei direto no meu primeiro evento no slideshare e claro coloquei aqui no blog para fazer dupla com o áudio. =D
Para atrasar mais ainda um dos arquivos não foi suportado pela aplicação de upload do SlideShare e lá vou eu reconverter o pdf para ver se o SlideShare deixava passar dessa vez.
Será que o arquivo foi convertido em algum programa obscuro da MicroSoft?? Vai saber das peças que o Bill apronta por aí, eles queriam comprar o Yahoo!... Imagina... PD

Voltando aos problemas, tive um problema enorme com o DreamHost e passei quase 1h para resolver, depois levei mais outras boas horas para fazer o upload dos arquivos, pois o Velox aqui de casa estava parecendo a conexão discada que eu tinha quando usava hotmail, olha que isso faz mais de 5 anos. hehehe

Sinceramente, ficou muito melhor do que eu esperava minha primeira cobertura de um evento de TI, espero que possam vir outros e o pessoal da comunidade e os participantes do evento comentem mais, participem de forma mais ativa, falem o que acharam do evento... Se não tem blog coloquem comentários para que as pessoas discutam também. Se eu for contar em quantos lugares diferentes quem participou do evento pode falar dele... Aqui no blog, no grupo de Engenharia de Software de Alagoas, no blog do Leonardo Fernandes, no Flickr, no SlideShare e só fiquei devendo no YouTube por causa da iluminação =P
Pessoal... COLABORAÇÃO é a palavra... Ficou me perguntando se só estava eu e o Leonardo Fernandes presentes virtualmente nesse evento.
Precisamos de profissionais mais participativos que mostrem suas idéias, discutam assuntos em geral, que literalmente façam parte dessa grande COMUNIDADE que é a Internet, portanto pare de ler agora e comece a comentar por ai... =D

Estou bastante satisfeito com o Evento, pude aprimorar muito meus conhecimentos, tanto relacionado aos assuntos falados no evento como outros conhecimentos que aprendi ao disponibilizar esse material para toda COMUNIDADE.
Espero que apreciem e que se sintam parte disso, pois quando nós sentimos que fazemos parte de um grupo... A sensação é muito boa.
Agora depois de toda essa trajetória e essa luta contra os monstros dessa sexta-feira que não foi 13 mas ficou no páreo, vamos ao material do segundo dia do Freeson 2008.


Palestra 1 - Construção de Comunidades Open-Source como Fomento à Inovação em Empresas de Software.


O evento nesse último dia trouxe uma palestra bem interessante, empolgante e humorada do Jones Albuquerque falando sobre projetos Open Source, colaboração, diversos projetos de fábricas de software que foram desenvolvidos no CESAR e outras informações bem interessantes.

A palestra foi bem extensa, mas vale a pena conferir... É do tipo de material que vale cada segundo e claro que eu não poderia deixar de compartilhar essa palestra com vocês.
Encontre mais informações sobre Jones Albuquerque no Corpo Docente do CESAR ou em seu Curriculum vitae completo.

Aproveite para escutar | Tamanho: 43.9 MB | download


Painel parte 1: Software Livre e o Mercado de TI em Maceió


A primeira parte do painel foi uma palestra do Jean Paul da Ntech, não consegui encontrar informações mais detalhadas sobre ele, inclusive seu profile no linkedin não tem informações significantes até o momento.


Aproveite para escutar | Tamanho: 14.4 MB | download



Painel parte 2: Software Livre e o Mercado de TI em Maceió


Nessa palestra tivemos o Gerente de Desenvolvimento da KMF, Kerchenn Elteque que falou de suas experiências com Software Livre e projetos Open Source.
Achei seu profile no Yahoo que faz tempo que não é utilizado. =(

Projetos muito interessantes foram comentados e vale ressaltar que alguns deles foram desenvolvidos em PHP... Para mostrar todo o poder dessa linguagem que muitos discriminam sem nem ao menos saber seu potencial e funcionalidades.

Aproveite para escutar | Tamanho: 10.0 MB | download





Domo Arigato Gosaimasu.

Freeson 2008 - Software Livre em Maceió (Parte 2) Em breve!!

Pessoal, o Freeson 2008 terminou ontem e o evento foi bastante
interessante, tirei mais fotos desse último dia e gravei o áudio para
disponibilizar para todos vocês. Vamos aguardar as apresentações da
palestra.
Estava muito cansado ontem, por isso não coloquei no ar o material,
mas hoje a noite colocarei todo material.
Infelizmente não deu para gravar em vídeo as palestras, pois a
iluminação não estava favorável e como já tinha gravado a palestra do
Alison da Vinic e ficou muito escura não tentei novamente.
Gostaria de pedir ao pessoal que comentassem as fotos lá no Flickr,
para colocar o nome do pessoal nas fotos e deixar o material mais
semântico! =P
Até mais.


Domo Arigato Gosaimasu

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Freeson - Software Livre em Maceió (Parte 1)

Respirando software livre aqui estamos nós. =)
www.flickr.com
juarezpaf's freeson2008_01 photosetjuarezpaf's freeson2008_01photoset
Cheguei no local do evento por volta das 18:40, entrei no auditório para tirar algumas fotos e vi um dos palestrantes que já estava no local. O pessoal do credenciamento ainda não tinha aparecido por lá e ainda o pessoal da organização estavam ajustando alguns pontos com relação à arrumação do auditório.

Não sei porque, mas o palestrante que eu vi foi o Túlio Medeiros e o pessoal da equipe técnica ainda não tinha configurado a apresentação dele, tendo em vista que já era quase 19:00, horário marcado para o início do evento.
O pessoal da parte de credenciamento chegou e os participantes começaram a entrar e se acomodar nos lugares (Foi preciso ficar bem acomodado para a espera que estava por vir).

Então ficamos aguardando o pessoal da organização fazer alguns ajustes nas luzes, sons e outras arrumações, enquanto isso o primeiro palestrante estava configurando sua apresentação, sem contar que o pessoal da organização que ficou de iniciar o evento ainda não tinha chegado.

Depois de aguardar aproximadamente 30 minutos então foi dado início ao evento, tivemos algumas palavras do representante do CESMAC, explicando inclusive o motivo da demora e outras palavras sobre a instituição e o curso de Análise de Sistemas, afinal de contas esse evento está sendo realizado para comemorar o aniversário de 10 anos desse curso.

Após algumas palavras do representante da instituição iniciamos a palestra, claro que estou cortando a parte da reconfiguração do projetor por parte do palestrante e outros contra-tempos com os microfones. Falando em áudio não gostei muito das caixas de som, estavam com muito ruído, espero que melhore amanhã. =)

Palestra 1 - Software Livre: do Sistema Operacional ao Software Aplicativo


Palestrante: Túlio de Medeiros

Aproveite para escutar | Tamanho: 19.1 MB | download

A palestra falou da evolução do software livre, unix, desenvolvimento do linux e citou alguns marcos importantes na história relacionadas ao tema, assim como alguns nomes memoráveis, como o de Linus Torvalds.
Acredito que o palestrante poderia ter explorado melhor o tema, tendo em vista que a trajetória contada é fácil de ser encontrada distribuída on-line.

Claro que sempre temos algo a mais para aprender sobre essas histórias, mas acredito que histórias são materiais para consulta na maioria dos casos e acredito que se aplica nessa situação.
Não tivemos tempo para debater, nem fazer perguntas devido aos atrasos, que eu estimei em torno de 50 minutos, portanto assim que a palestra foi finalizada já entramos na outra sem comercial. =D


Palestra 2 - Utilizando Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Software Livre


Palestrante: Alison Rabelo


Aproveite para escutar | Tamanho: 32.9 MB | download


Apostei todas minhas fichas nessa palestra, aliás foi o principal motivo da minha participação no evento e durante os assuntos abordados e como o tema foi desenvolvido fizeram cada ficha valer a pena. =D
Ultimamente venho tentando focar meus conhecimentos na área de Agile Development e o tema dessa palestra me conquistou logo de cara.

Alison mostrou vários pontos e estratégias que gerentes podem utilizar para melhorar o desempenho da equipe, a organização das tarefas, o planejamento do projeto, tudo isso de forma ágil. Falou um pouco sobre a burocracia de algumas instituições que fazem com que o desenvolvimento se torne lento e enfatizou alguns temas bem falados na área de desenvolvimento ágil.
Por fim ele mostrou a evolução do Open Source e explicou um pouco mais sobre as divisões desse termo.

Considerações finais sobre esse primeiro dia de evento

Acredito ter sido uma noite um pouco conturbada devido aos problemas técnicos, uma verdadeira sessão "Falha Nossa", espero que essas dificuldades sejam sanadas para que o evento possa prosseguir de forma mais produtiva.
Infelizmente não foi possível debater os assuntos com nenhum dos palestrantes por causa do tempo que já estava extrapolado, tenho certeza que agregaria mais valor aos assuntos falados.

Devido a quantidade enorme de contra-tempos não pude disponibilizar as gravações das duas palestras, será necessário alguns ajustes e cortes para ficar mais audível =D. Aproveito para perguntar se alguém por ai sabe algum procedimento para suavização de ruídos em arquivos de áudio.
Estarei atualizando esse Post com as gravações já citadas e alguns links com maiores informações.

Atualizado em 17 de Maio de 2008
Post do Leonardo Fernades sobre o primeiro dia do Evento... Confiram!


Domo Arigato Gosaimasu.

Freeson - Pitadas de Software Livre para nós...

Começa hoje o Freeson e eu estarei lá... =)
Estarei divulgando por aqui algumas fotos do evento e comentários sobre as palestras e o evento de uma forma geral.
Encontro vocês lá?? Quem não puder ir não deixe de passar por aqui para ficar sabendo o que rolou...
Vou tentar reunir a maior quantidade de material possível sobre o evento para compartilhar com vocês, espero que os palestrantes não fiquem irritados comigo... hehehe
Pena que não tenho uma câmera para gravar as palestras... Se tiver alguém com uma câmera por lá vou pedir encarecidamente que ele coloque os vídeos no YouTube para alegria da comunidade.
Abraços...


Domo Arigato Gosaimasu.

Sem palavras... Um desabafo...

Tantos conselhos, inúmeras iniciativas para combater esse e outros males e as pessoas ainda se degeneram...
Se iludem, fogem, se escondem atrás de fumaças que só levam para a escuridão...
Quando vão perceber que existem pessoas que os amam e querem seu melhor??
Sinceramente espero que não seja tarde para nós...




Domo Arigato Gosaimasu.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Parte 4 - Para compartilhar é preciso aprender

Hoje foi um dia bem interessante, pude aprender várias técnicas ninjas de como configurar uma conta no Dreamhost, fazer FTP, sub-domínio, entre outras coisas mais.
Eu já sabia na teoria, mas hoje pude colocar em prática meus conhecimentos de como se registra um domínio e faz suas configurações.
Falando em Dreamhost eles melhoraram muito a interface de configuração, acredito que algumas coisas podiam ser mais diretas para os usuários mais novos, mas sabe como é sempre tem um ponto no "i" para colocar. =)
Hoje também pude aprofundar meu conhecimentos em PostgreSQL, com relação a parte de Controle de Concorrência. Não pensei que pudesse ser tão trabalhoso implementar algo assim com PHP e PostgreSQL, alguém tem algum tutorial ou ajuda por ai???
Compartilhar conhecimento e tanto entusiasmo por causa desse assunto vem de várias idéias que eu já tinha, mas desde que comecei a ler Wikinomics minhas idéias mudaram muito mais, estou quase terminando essa prazerosa leitura e tentarei fazer um breve resumo da minha visão sobre o livro/autores. =)
Por hoje é só pessoal.


Domo Arigato Gosaimasu.

domingo, 11 de maio de 2008

Audio do Tutorial de Arquitetura da Informacao

Atualizado em 15/04/2008
Como o pessoal estava com dificuldades para fazer o download do material, coloquei todos num arquivo só para que ninguém tenha mais problemas. Segue o link: tutorial_ia.zip


Consegui fazer o upload dos arquivos de áudio lá o googlepages.
Desculpem pelo atraso, é que tive um problema com o arquivo da lição número 1.

Não pensei que desse tanto trabalho para gravar arquivos de áudio, agora sei o quão trabalhoso é criar um podcast.
Você precisa se preocupar com o ambiente, pois se tiver muito barulho o áudio fica comprometido, peço até desculpas pela lição 1 que ficou com algumas interferências e pelo grilo que não consegui achar =P, precisa conhecer bem a ferramenta que está utilizando para gravação, até mesmo para retirar ruídos e colocar alguns efeitos que são bem legais.

Tenho certeza que depois dessa minha primeira exeperiência com gravação de áudio vou dar mais valor ao pessoal que se esforça para fazer podcasts e outros materiais que precisam de áudio, de qualquer forma já deixo aqui meus agradecimentos.

Agora basta começar a escutar... Espero que apreciem

Tutorial Arquitetura da Informação - Introdução


Tamanho: 1.3 MB | Duração: 02:50m | download



Tutorial Arquitetura da Informação - Lição 1


Tamanho: 4.8 MB | Duração: 03:34m | download



Tutorial Arquitetura da Informação - Lição 2


Tamanho: 5.8 MB | Duração: 12:35m | download



Tutorial Arquitetura da Informação - Lição 3


Tamanho: 3.7 MB | Duração: 07:58m | download



Tutorial Arquitetura da Informação - Lição 4


Tamanho: 5.5 MB | Duração: 12:02m | download



Tutorial Arquitetura da Informação - Lição 5


Tamanho: 5.1 MB | Duração: 11:05m | download



Acredito que os conhecimentos absorvidos desse tutorial possam contribuir muito nas próximas vezes que nós formos desenvolver um site...
Essa abordagem é bem interessante e acredito que o documento proposto é bastante interessante, aliás foi só o que eu achei que ficou faltando, bem que ele poderia ter colocado um exemplo para gente tomar como referência. Talvez eu esteja querendo demais?? =P


Domo Arigato Gosaimasu.

sábado, 10 de maio de 2008

Depois da tradução do Tutorial de Arquitetura da Informação vem aí as lições em áudio

Atualizado em 11/05/2008 > Áudio já disponível


Já tinha comentado aqui no Blog sobre o tutorial de John Shiple com tradução do J Bruni sobre Arquitetura da Informação.
Muitos profissionais que se dizem "Web alguma coisa", mal sabem dizer o que significa isso, por isso eu resolvi expandir ainda mais os ensinamentos desse ótimo tutorial.

Já venho estudando o assunto faz algum tempo e outros tópicos relacionados e tenho certeza que esse material irá lhe ajudar a ter um entendimento maior de como estruturar melhor o projeto de construção de um site.
Você verá que existem tópicos que são fundamentais na concepção e criação de ferramentas que entendam mais seus usuários.

Todos sabemos que os profissionais atuais são inimigos do tempo e geralmente não conseguem absorver conhecimentos que estão em livros ou tutoriais, pois essa atividade requer atenção específica e foi pensando nesses profissionais que vivem lutando para construir o tempo que eu dedico esse trabalho e espero que essa iniciativa seja seguida por outros para que possamos ter uma comunidade viva e que contribua para evolução de toda comunidade.

Espero que vocês retribuam com feedbacks do que acharam do som... Críticas são sem bem vindas, pois a intenção é evoluir. Desculpem por alguns erros e engasgadas no áudio, é que eu estava um pouco nervoso, pois é a primeira vez que faço uma produção como essa. Nesse quesito agradeço a minha esposa pelo apoio e palavras de alívio.
Não sei porque alguns ruídos ficaram na gravação, isso provavelmente aconteceu pela falta de experiência com o GarageBand, se alguém tiver alguma dica ou tutorial é muito bem vindo. =)

Então vem a pergunta: "Onde estão os arquivos??" Pois é pessoal, tive problemas com o googlepages na hora de fazer o upload do material, espero conseguir em breve.
Quem não aguentar a espera pode deixar um comentário com seu e-mail que eu envio as duas primeiras lições. =)

Agora vou indo para um bolinho surpresa que preparam para mim... Até estava pensando nisso hoje... O aniversário é meu e quem ganha o presente é a comunidade...

Abraços...
Domo Arigato Gosaimasu.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Parte 3 - Para compartilhar é preciso aprender

Hoje tive conhecimento de alguns assuntos bem interessantes, como por exemplo, a expansão da inclusão digital no nosso país que faz com que novas oportunidades se abram para desenvolvedores e tecnólogos em geral.
Aprendi um pouco mais sobre o Sql Developer da Oracle, estou guardando um bom material para compartilhar com vocês em breve, na verdade tenho reservado vários materiais, mas como não tive tempo de revisar para postar ainda não coloquei por aqui.
Aumentei meus conhecimentos no desenvolvimento de software com TDD e JAVA, isso mostra como programar é uma arte que precisa ser bem planejada e executada com precisão.
Aprendi muito com uma apresentação no SlideShare que tem como título Meet Kevin, fala sobre colaborar com a comunidade, entre outras coisas bem interessantes. Não deixem de conferir.

Quando Naruto deixar vou estar mais presente por aqui... Estou quase chegando lá =) Afinal de contas a gente também precisa se divertir. Kage Bunshin no Jutsu =P

Domo Arigato Gosaimasu.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Evento de Software Livre em Maceió? Vem ai o Freeson!

Soube hoje que acontecerá um Evento de Software Livre aqui em Maceió - Alagoas, realmente é uma ótima iniciativa para tentar alavancar o entusiasmo por esses assuntos aqui no Estado, realmente o mercado de TI aqui em Maceió precisa desse tipo de evento para poder proliferar idéias, trocar experiências e compartilhar conhecimentos.
Vi o cronograma do Evento e achei bem interessante as palestras que serão ministradas, senti falta de mini-cursos, algo mais direto para fomentar uma maior utilização de ferramentas Open Source.
Falando em eventos esse mês de maio está cheio de eventos interessantes pelo Brasil a fora, pena que não poderei participar de nenhum deles por questões de trabalho.
Mas está dado o recado, dia 14 e 15 de Maio de 2008 lá no auditório João Sampaio (CESMAC).
Para maiores informações visite a página do evento ou no hCalendar abaixo.


Freeson - Free Software Night


O seminário técnico para quem respira Software Livre!
Início 14 de Maio 2008 às 19:00 até 15 de Maio de 2008 às 21:00
Onde: Auditório João Sampaio (CESMAC)



Domo Arigato Gosaimasu.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Parte 2 - Para compartilhar é preciso aprender

Seguindo a idéia de registrar em posts 'quase' diários conhecimentos recém adquiridos, venho mais uma vez compartilhar com vocês minhas novas experiências, então vamos lá:

- Hoje reaprendi a configurar um ambiente pronto para o desenvolvimento JAVA EE com o Eclipse, uma tarefa que leva em média 1 hora para ser concluída. Tenho algumas dicas para dar a respeito dessas configurações e estarei colocando aqui em breve.
- Aprendi a instalar e configurar o Oracle XE, junto do PL/SQL. Na verdade gostaria de utilizar o próprio Oracle SQL Developer, mas ainda não tive tempo para testar. Alguém por ai utiliza o Oracle SQL Developer??
- Hoje aprendi a utilizar com maior precisão o YSlow, uma ótima extensão do Firefox que auxilia no quesito otimização da sua aplicação web.
- Falando em otimização conheci o mod_deflate do Apache Web Server e é muito interessante. Vocês acreditam que eu não encontrei nada sobre o assunto em Português bem "dizido", estou vendo que dai pode sair um bom tutorial. Nessas próximas semanas estarei configurando o mod_deflate no Apache e com certeza compartilharei a evolução e qualquer dificuldade encontrada. =)

Foi um dia repleto de conhecimentos, adoro quando os dias são assim.
Pessoal não deixem de comentar. Afinal de contas preciso dividir o conhecimento com alguém. =)
Domo Arigato Gosaimasu.

Tutorial sobre Arquitetura de Informação (Information Architecture)??? Que ótimo!

E ainda esta semana uma avaliação geral sobre o <a
href="http://www.jbruni.com.br/AI/index.html">tutorial de Arquitetura
da Informação</a> traduzido pelo <a
href="http://www.jbruni.com.br/">Bruni</a> do artigo <a
href="http://www.webmonkey.com/webmonkey/design/site_building/tutorials/tutorial1.html">original</a>
de John Shiple.
Concordo com o <a href="http://revolucao.etc.br">Henrique C.
Pereira</a> quando ele falou que é uma ótima iniciativa do Bruni, sem
dúvida quanto mais artigos/apresentações interessantes forem
traduzidos teremos ótimos materiais de referência.
Espero poder ajudar no compartilhamento de algumas apresentações
interessantes, conforme disse no primeiro post da sessão: Apresentação
do Mês, só estou aguardando a versão modificada com melhorias do <a
href="http://www.linkedin.com/in/bryceglass">Bryce Glass</a> para
poder concluir minha tradução, portanto aguardem também por esse ótimo
material. =)

Domo Arigato Gosaimasu

Blogar para quê?? Para quê blogar??

Estive conversando com alguns amigos hoje pela manhã e o assunto principal dessa conversa foi: "É necessário direcionar seu Blog para um assunto específico?".
Dentro dessa discussão tivemos algumas opiniões que é interessante dar foco no seu blog para um assunto específico, tendo em vista que as pessoas quando procuram por algum assunto dão preferência por blogs que tem assuntos específicos.
Faz sentido que um programador acesse mais blogs sobre Desenvolvimento, mas tenho uma visão um pouco diferente sobre esse assunto. Acredito que atualmente qualquer tipo de profissional precisa estar antenado com vários assuntos e áreas, pensando nisso criei esse Blog para compartilhar conhecimentos diversos sobre várias áreas.
Sobre esse assunto vi um vídeo de Marcelo Tas que trás sua opinião sobre o que é e para que serve um Blog, o título é Dicas para blogueiros
Achei bem interessante sua visão à respeito do assunto, ele destaca 3 tópicos principais:

1) Ser sincero
2) Escrever todo dia
3) Compartilhar experiências através de vídeos

Tirei uma conclusão bem simples sobre tudo isso... As pessoas que gostam e "Blogam" com frequência sentem prazer em compartilhar seus pensamentos, seja por qualquer motivo, reconhecimento, lucro e por ai vai e nada impede que você leitor crie seu blog agora mesmo para poder falar do que você quer, ou seja, não existe uma regra definida do que você vai desenvolver no seu blog, isso depende exclusivamente de você, portanto, da próxima vez que colocar um comentário por aqui vê se coloca o endereço do seu blog para a gente dar uma passada por lá. =D

Abraço a todos.
Domo Arigatu Gosaimasu.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

E esse artigo sobre o Firefox sai ou não??

Sei que faz um tempinho que estou prometendo esse post aqui no Blog e disse que do final de semana passado colocaria aqui, mas infelizmente meu cachorro adoeceu. Dai tive que levá-lo ao médico, fazer exames e por ai vai.
Portanto peço um pouquinho mais de paciência, prometo que quando essa série de artigo sair vocês vão querer abandonar qualquer outro browser.


Domo Arigato Gosaimasu.

domingo, 4 de maio de 2008

Episódio 1 - Apresentação do mês

Gosto de ter "quadros" específicos aqui no Blog para poder compartilhar meus conhecimentos.
A idéia de ter esse post mensal veio a partir das minhas várias idas e vindas no SlideShare, assumo que sou um viciado nato desta ótima comunidade e para retribuir o trabalho de ótimos profissionais e pessoas que fazem essa comunidade, resolvi fazer uma tradução do material de alguns para que esse conhecimento seja disseminado mais amplamente. Essa prática também ajudará na evolução da minha prática da língua inglesa que é tão importante no cenário mundial.
Gostaria de pedir que qualquer erro de interpretação encontrado por vocês seja comentado no Post para que o pessoal não tenha uma visão errada do que o autor do Slide quis passar, assim que esse erro for identificado estarei tomando as providências para corrigí-lo. Claro que quem quiser me ajudar nessa empreitada favor me enviar um e-mail. =)
Acredito que com isso estarei retribuindo de forma gratificante o esforço dessas pessoas.

Bem... Depois dessa pequena explanação, esse mês no primeiro episódio da série estarei traduzindo o slide que tem por título: "Designing Your Reputation System" (Projetando seu Sistema de Reputação).
Segue o Slide para que vocês comecem a se deliciar com o conteúdo.




Finalizei minha primeira versão de tradução, porém vou solicitar uma revisão geral do texto.
Assim que lançar a primeira versão da tradução colocarei também o que achei dessa apresentação.


Abraços e vejo vocês em breve.
Domo Arigato Gosaimasu.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Feriado quinta-feira... Sem chance... =D

Dia do trabalhador, quinta-feira, descanso para alguns e labuta para outros.
Nesse feriado onde eu trabalhei mais do que descansei, no meio de algumas discussões, foi o dia de aprender um pouco mais sobre o tratamento de Arrays no PHP, ainda deu para escutar o Podcast sobre Lost do Carlos Alexandre e assistir dois episódios de Naruto.
Entre lazer e trabalho, não foi um dia que tive muitas evoluções no quesito conhecimento, pois passei boa parte do dia desenvolvendo um modulo de Autenticação de Usuários.
Pessoal, acredito que nesse fim de semana finalizarei a primeira parte do material sobre o Firefox e assim que eu finalizar o livro Wikinomics explanarei um pouco dos meus conhecimentos e quem sabe altere o próprio artigo do Wikipedia. =D

Abraços e até a próxima.
Domo Arigato Gozaimasu.