sábado, 19 de julho de 2008

Microformats - Aumentando o poder da Web

Eu já venho estudando Microformats há algum tempo, tenho muito interesse em Web Standards como muito de vocês sabem, então resolvi fazer alguns artigos sobre esse tema, e nesse primeiro artigo venho falar sobre algumas razões para se usar Microformats".
Começo citando cinco boas razões extraídas do artigo "Why Use Microformats?"

- Melhor "Markup"
Mais significado no seu código permite que informação semântica seja adicionada, reforçando a qualidade do seu site.

- Poupa seu tempo
Microformats são formas padronizadas para adicionar tipos específicos de informação no código (eventos, contato, post em blog) e isso faz com que você não perca seu tempo com idéias mirabolantes de como irá codificar, isso realmente poupará seu tempo.

- Na crista da onda
Web Semântica é algo que está ganhando mais e mais espaço, portanto usar Microformats é a nova "Coisa Legal" que você deve fazer. (BBC, Yahoo, Last.fm são alguns exemplos)

- Adicione valor
Fácil de usar, apenas modifique seu código HTML, mas os benefícios vão muito além do que melhorar seu código.

- Desenvolvedores conhecem isso
Não é necessário aprender nada novo, apenas uma nova forma de aplicar esses padrões

Como podemos ver os Microformats estão se espalhando por toda parte como uma forma melhor de codificar seu HTML, uma definição diretamente da Wikipedia:


Microformatos é um conjunto de formatos abertos projetados para adicionar semântica em qualquer documento XML, especialmente HTML/XHTML.
Isso é feito usando atributos do HTML específicos: class, rel, rev.
Aplicações, como buscadores, podem extrair informações específicas de páginas que usam microformatos, como informações de contato, evento, licença, etc.


Sem dúvida quando você começa a usar esses padrões seu trabalho se torna mais fácil, você tem mais tempo de pensar como será a usabilidade, acessibilidade e tudo mais 'ade' que precisamos nos preocupar quando desenvolvemos aplicações Web, sem dúvida nenhuma o melhor lugar para se aprender e ver o que o pessoal anda fazendo pelo mundo a fora é a página oficial, muita coisa interessante podemos encontrar lá, tem diversas novidades que são bem interessantes.
Mas como sei que às vezes o pessoal está querendo um material legal em português estarei tentando trazer para vocês um bom material de referência para quem pretende aumentar seus conhecimentos nessa área.

Vamos aos links interessantes:

Acredito que muitos de vocês já visitaram o Tableless e por consequência o site da Visie que é uma empresa de desenvolvimento e treinamento, o Henrique Pereira criou um curso bem bacana de Microformats.

"O" livro sobre Microformats: Microformats empowering your markup for Web 2.0, de John Allsopp ou você pode encontrá-lo falando sobre Microformats em um de seus blogs.

Brian Suda fez um ótimo material de referência: Microformats Cheat Sheet, o melhor de referência que já vi.

Veja algumas apresentações interessantes sobre o assunto no SlideShare.

Um artigo bastante interessante sobre como aplicar Microformats em sites/aplicações desenvolvidas para o Ensino Superior.

Se você não quer ficar de fora do que o pessoal anda falando no twitter sobre Microformats, então deixo aqui algumas opções: @t, @johnallsopp, @mikroformate, @microformats, @briansuda e @corkd.

Vale lembrar que padrões são criados para facilitar algumas tarefas, mas nunca devem inibir a criatividade. =D
Acredito que já dá para vocês começarem a diversão, então comecem a pesquisar um pouco sobre o assunto, olhem a diferença entre os códigos no exemplo da Wikipedia e o mais importante discutam, comentem, mandem e-mail, PARTICIPEM.


"Hoje você está lendo e aprendendo, amanhã você estará servindo de referência e ensinando. Pense nisso"
Domo Arigato Gosaimasu.

Nenhum comentário: