domingo, 10 de agosto de 2008

Como configurar o modem MD300 da Sony Ericsson da Claro 3G no Leopard


Eu já tinha decidido assinar o plano de 1Mb da Claro 3G, então pensando que seria simples fui até a uma loja da Claro para efetuar o cadastro, porém quando cheguei lá fui informado que não poderia fazer a assinatura, pois o meu comprovante de residência já tinha mais de 60 dias de emitido. Então tentei por uma segunda vez e quando cheguei novamente na loja da Claro descobri que não poderia fazer novamente a assinatura, pois dessa vez meu comprovante de residência era de um cartão regional e provavelmente a central da Claro não iria aceitar tal comprovante, na verdade o gerente dessa loja disse que não aceitava, então aqui vai a primeira dica para que você possa assinar:

Leve um comprovante de residência do mês atual ou que não passe de 60 dias de emitido, esse comprovante pode ser Água, Energia, Telefone residencial, Documento do Carro, fatura de Cartão de Crédito (Master Card, Visa, HiperCard, esses são os principais). O documento pode estar no seu nome ou no nome do seu pai ou mãe, documentos no nome do cônjuge não são aceitos segundo regras da Claro.

E lá vamos nós para a terceira tentativa, tive que fazer no nome da minha esposa já que eu não tinha um comprovante de residência que fosse válido no momento, analisaram o CPF dela e estava tudo OK, então foi só preencher a papelada, tirar xerox dos documentos (RG, CPF e comprovante de residência), pagar pelo modem e pronto.
Dentro de 24 horas você já terá sua conexão Claro 3G disponível.

Sony Ericsson Mobile Broadband USB Modem MD300Chegando em casa tirei o modem da caixa e assim que começo a dar uma olhada nos papeis que vem achei um que era específico para usuários de Mac OS que alertava para não usar o Guia de Instalação do sistema e sim usar o launch2net para poder conectar.
Procurei dentro do CD que vem com o modem, porém não encontrei esse aplicativo, portanto tive que fazer o download do arquivo, essa é a parte que não achei legal, pois tive que usar minha conexão do Velox, senão ficaria literalmente a ver navios.

Após ter completado o download instalei o aplicativo e segui as instruções, depois de instalado conectei o modem a porta USB e toda configuração foi feita automaticamente, dentro de alguns minutos eu já estava online. Qualquer dúvida visite o site da novamedia e siga os passos do tutorial ou faça o download do manual do launch2net.

No primeiro dia de conexão não consegui chegar a uma taxa de download maior de 10kB/s, como estava achando muito estranho liguei para o suporte da Claro e fui informado que era preciso colocar claro.bandalarga.com.br na configuração customizada. Se eu precisava fazer isso era mais fácil ter esse tipo de informação passada diretamente aos atendentes para que você não tenha que perder seu tempo ligando para o 1052.

Taxa de Upload máxima conseguida com Claro 3G 1Mb (294.4 Kb/s)
No segundo dia realmente as taxas de down/up melhoraram bastante, nos testes que fiz aqui a minha taxa de upload oscilou entre 150 kB/s e 294 kB/s.

Download Speed 127.3 kB/sJá a de download não passou de 140 kB/s, bem abaixo do esperado, mas espero que a conexão melhore nos próximos dias.

Para ver o conteúdo da caixa do modem MD300 da Sony Ericsson e algumas fotos dele funcionando com meu Mac dêem uma passada no meu flickr.



Domo Arigato Gosaimasu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola.Preciso, por gentileza, indicacoes precisas de configuracao de rede e do launch. Uao Mac Tigger OS X 10.4. Na configuracao customizada do Launch nao abre a opcao de alternar o APN (clico mas nao abre). Alem disso, aponto que na 1.semana a taxa de down nao passou de 15Kbps. No 2. mes, consegui chegar a 165kbps, mas a minha alegria durou pouco, porque ja faz 2 a 3 semanas que a taxa de down nao passa de 15 a 11 kbps, e ja baixou ate 4-8 kbps durante dias. Uso a conexao em Osasco, onde trabalho. Sera problema da antena da Claro, que esta mal configurada ou com excesso de usuarios na regiao???

Anônimo disse...

Olá, a cerca de 4 semanas tento baixar o launch2net, mas clico no ícone do site da novamedia e nada acontece. Simplesmente não rola o download. Seria possível me enviar o arquivo por email se ainda o tiver?

Obrigada!

Neill disse...

como faço para fazer download dos software que estão dentro do md300 da claro???