sábado, 23 de agosto de 2008

Reuniões semanais! Seus conhecimentos aumentam, seu lado social melhora e ainda é divertido.

Tenho trabalhado na Area10 Tecnologia faz alguns meses e tenho tentando fazer com que meus companheiros de trabalho concentrem esforços em sua evolução pessoal/profissional. Para isso criei uma sessão diária para trocarmos idéias, essa sessão tem por objetivo dar algumas dicas sobre CakePHP, Javascript, Postgresql e outras tecnologias que usamos em nosso dia a dia no desenvolvimento do projeto.

Depois de algumas semanas e incentivado por outros grupos que fazem reuniões semanais para discutir assuntos relevantes, falei com a equipe sobre a gente se reunir toda sexta-feira para discutirmos assuntos diversos não relacionados apenas com ferramentas do nosso trabalho e o pessoal concordou, na verdade ficaram bastante interessados. =D
Temos que agradecer também ao Marcelo (Sócio-Diretor da Area10) por ceder o espaço do escritório.

A primeira reunião aconteceu no dia 16 desse mês, foi um bate papo para conhecer no que o pessoal tem mais interesse, quais tecnologias eles têm mais conhecimento e outras coisinhas mais. Nessa primeira reunião ainda falei sobre alguns serviços interessantes que eles poderiam estar participando, flickr, twitter, delicious, linkedin, criar um blog, etc.

Atualmente na reunião temos a participação do Denisson Padilha, Johnny Lucena, Gilton Nascimento, Alexandre dos Santos e eu (claro), eu gravei essa primeira parte da reunião e vocês poderão escutar em breve, para conhecer essa galera dêem uma olhada na foto da nossa primeira reunião.

A segunda reunião foi nessa sexta-feira passada (22/08/2008) e tivemos uma apresentação(scratch) sobre Webservices do Gilton, é uma material que ele está preparando para ver se esse assunto é aprovado como o TCC dele, sem dúvidas nenhuma quando essa apresentação estiver concluída eu disponibilizarei on-line (ou o próprio Gilton).

Durante a apresentação surgiram alguns questionamentos e tivemos uma boa dose de aprendizado, falamos sobre XML, vimos algumas formas arcaicas de como o pessoal de TI se virava, entre outras coisinhas.
Já falando em apresentação, estamos com o intuito de toda semana alguém fazer uma apresentação rápida de um assunto que tem familiaridade e está estudando, acredito que isso será ótimo para sedimentar conhecimentos e evoluir em outras áreas, na próxima semana teremos uma apresentação sobre "Sistemas de Informação Geográficos" com Johnny e ele disse que vai trazer algo sobre o PostGIS, vamos aguardar!

No fim da reunião discutimos sobre os assuntos da primeira reunião e o pelo que notei o pessoal está bem empolgado sobre iniciar um Blog, entrar em outros serviços, participar de fato dessa grande comunidade on-line e isso realmente é muito bom.
Confesso que estou muito animado com essas reuniões e podem ter certeza que iremos trazer boas novidades. =D

E por aí, o que vocês andam fazendo para tentar incentivar o pessoal do seu trabalho, amigos e familiares?? Alguma dica para que possamos colocar em prática?



Domo Arigato Gosaimasu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Têm sido muito boas as nossas reuniões! Parabéns Juarez pela iniciativa!

Carlos Henrique disse...

Oi Juarez,

Este tipo de iniciativa é realmente louvavel, pois potencializa muito o aprendizado e favorece o surgimento de novas ideias. Como você destacou em seu post acho importantíssimo o apoio da gerência para este tipo de inciativa. Outro fator importante é o lado motivacional...Quem não gosta de evoluir em sesus conhecimentos?? Quem não gosta de estar entre amigos?? E fazer os dois ao mesmo tempo??? D+. Sem falar no provável retorno para o local onde trabalham.

Parabéns!!!

Juarez P. A. Filho disse...

Pessoal, agradeço os comentários, meu intuito é sempre estar evoluindo e como não poderia deixar de ser tentar fazer com que meus companheiros também progridam.

Anônimo disse...

Gostei muito de ter estreado com uma apresentação do tipo estréia.
Aprendi muito com os feedbacks que obtive com apresentação do slide sobre WebService, era para ser sobre "Por quê WebService", mas acredito que foi mais sobre a história até chegar ao WebService, não me preparei muito, mas no tocante, foi bom, pois aprendi a compartilhar minhas pesquisas e alguns técnicas de apresentação de slides.