sexta-feira, 16 de maio de 2008

Freeson 2008 - Software Livre em Maceió (Parte 2)

Espero que todos nós continuemos respirando Software Livre. =)



juarezpaf's freeson2008_02 photosetjuarezpaf's freeson2008_02 photoset

Demorou um pouco mais do que eu havia previsto esse post com o segundo e último dia do Freeson, mas antes tarde do que nunca. =D
Tive alguns problemas na hora de converter os arquivos de áudio, pois estava sem espaço no HD e o processo de conversão do GarageBand consome muito espaço em disco. Vocês não imaginam quanto!! Mas consegui resolver esse problemas e ainda coloquei informações dentro dos arquivos mp3 para eles ficarem mais bonitinhos, se você abrir no iTunes você vai ver até uma foto do palestrante, infelizmente essas edições só fiz nos arquivos do segundo dia do evento.

Vi que o material de algumas palestras estavam disponíveis, daí não contei estória... Fiz o download do arquivo zip, dei uma olhada rápida e já coloquei direto no meu primeiro evento no slideshare e claro coloquei aqui no blog para fazer dupla com o áudio. =D
Para atrasar mais ainda um dos arquivos não foi suportado pela aplicação de upload do SlideShare e lá vou eu reconverter o pdf para ver se o SlideShare deixava passar dessa vez.
Será que o arquivo foi convertido em algum programa obscuro da MicroSoft?? Vai saber das peças que o Bill apronta por aí, eles queriam comprar o Yahoo!... Imagina... PD

Voltando aos problemas, tive um problema enorme com o DreamHost e passei quase 1h para resolver, depois levei mais outras boas horas para fazer o upload dos arquivos, pois o Velox aqui de casa estava parecendo a conexão discada que eu tinha quando usava hotmail, olha que isso faz mais de 5 anos. hehehe

Sinceramente, ficou muito melhor do que eu esperava minha primeira cobertura de um evento de TI, espero que possam vir outros e o pessoal da comunidade e os participantes do evento comentem mais, participem de forma mais ativa, falem o que acharam do evento... Se não tem blog coloquem comentários para que as pessoas discutam também. Se eu for contar em quantos lugares diferentes quem participou do evento pode falar dele... Aqui no blog, no grupo de Engenharia de Software de Alagoas, no blog do Leonardo Fernandes, no Flickr, no SlideShare e só fiquei devendo no YouTube por causa da iluminação =P
Pessoal... COLABORAÇÃO é a palavra... Ficou me perguntando se só estava eu e o Leonardo Fernandes presentes virtualmente nesse evento.
Precisamos de profissionais mais participativos que mostrem suas idéias, discutam assuntos em geral, que literalmente façam parte dessa grande COMUNIDADE que é a Internet, portanto pare de ler agora e comece a comentar por ai... =D

Estou bastante satisfeito com o Evento, pude aprimorar muito meus conhecimentos, tanto relacionado aos assuntos falados no evento como outros conhecimentos que aprendi ao disponibilizar esse material para toda COMUNIDADE.
Espero que apreciem e que se sintam parte disso, pois quando nós sentimos que fazemos parte de um grupo... A sensação é muito boa.
Agora depois de toda essa trajetória e essa luta contra os monstros dessa sexta-feira que não foi 13 mas ficou no páreo, vamos ao material do segundo dia do Freeson 2008.


Palestra 1 - Construção de Comunidades Open-Source como Fomento à Inovação em Empresas de Software.


O evento nesse último dia trouxe uma palestra bem interessante, empolgante e humorada do Jones Albuquerque falando sobre projetos Open Source, colaboração, diversos projetos de fábricas de software que foram desenvolvidos no CESAR e outras informações bem interessantes.

A palestra foi bem extensa, mas vale a pena conferir... É do tipo de material que vale cada segundo e claro que eu não poderia deixar de compartilhar essa palestra com vocês.
Encontre mais informações sobre Jones Albuquerque no Corpo Docente do CESAR ou em seu Curriculum vitae completo.

Aproveite para escutar | Tamanho: 43.9 MB | download


Painel parte 1: Software Livre e o Mercado de TI em Maceió


A primeira parte do painel foi uma palestra do Jean Paul da Ntech, não consegui encontrar informações mais detalhadas sobre ele, inclusive seu profile no linkedin não tem informações significantes até o momento.


Aproveite para escutar | Tamanho: 14.4 MB | download



Painel parte 2: Software Livre e o Mercado de TI em Maceió


Nessa palestra tivemos o Gerente de Desenvolvimento da KMF, Kerchenn Elteque que falou de suas experiências com Software Livre e projetos Open Source.
Achei seu profile no Yahoo que faz tempo que não é utilizado. =(

Projetos muito interessantes foram comentados e vale ressaltar que alguns deles foram desenvolvidos em PHP... Para mostrar todo o poder dessa linguagem que muitos discriminam sem nem ao menos saber seu potencial e funcionalidades.

Aproveite para escutar | Tamanho: 10.0 MB | download





Domo Arigato Gosaimasu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Juarez concordo com o que vc falou no post.
Vou comentar dois trechos:
"COLABORAÇÃO é a palavra..."
"Precisamos de profissionais mais participativos que mostrem suas idéias, discutam assuntos em geral, ...portanto pare de ler agora e comece a comentar por ai..."

Eu já tinha falado sobre isso em um post no meu blog
http://www.jroller.com/leofernandesmo/entry/portf%C3%B3lio_intelectual_trackback

As pessoas precisam parar de ser meros ouvintes...precisam COLABORAR.

Com relação aos comentários no meu blog. Eu não sei pq fica assim tão pequeno. Mas qq coisa copia num editor de texto e cola lá depois que tiver pronto. :/
Você reparou que em vários momentos da palestra do Jones ele falou sobre a importância da criação de comunidades. Precisamos fomentar a nossa e é agora.

Vou encerrar esse comentário com mais uma passagem do seu post.

"... quando nós sentimos que fazemos parte de um grupo... A sensação é muito boa."

Juarez P. A. Filho disse...

Opa Leonardo, acredito que os professionais precisam de mais incentivos e é para isso que com nossas atitudes e de muitos outros que tentamos abrir seus olhos.
Você acredita que procurei na web referências pelo nome de mais de 10 colegas de trabalho e não achei nada?
Fomento a criação de comunidades e sem dúvida precisamos realmente criar comunidades que sejam fortes e participativas.
Agradeço pelo comentário.
Grande Abraço.


Domo Arigato Gosaimasu.