quarta-feira, 14 de maio de 2008

Freeson - Software Livre em Maceió (Parte 1)

Respirando software livre aqui estamos nós. =)
www.flickr.com
juarezpaf's freeson2008_01 photosetjuarezpaf's freeson2008_01photoset
Cheguei no local do evento por volta das 18:40, entrei no auditório para tirar algumas fotos e vi um dos palestrantes que já estava no local. O pessoal do credenciamento ainda não tinha aparecido por lá e ainda o pessoal da organização estavam ajustando alguns pontos com relação à arrumação do auditório.

Não sei porque, mas o palestrante que eu vi foi o Túlio Medeiros e o pessoal da equipe técnica ainda não tinha configurado a apresentação dele, tendo em vista que já era quase 19:00, horário marcado para o início do evento.
O pessoal da parte de credenciamento chegou e os participantes começaram a entrar e se acomodar nos lugares (Foi preciso ficar bem acomodado para a espera que estava por vir).

Então ficamos aguardando o pessoal da organização fazer alguns ajustes nas luzes, sons e outras arrumações, enquanto isso o primeiro palestrante estava configurando sua apresentação, sem contar que o pessoal da organização que ficou de iniciar o evento ainda não tinha chegado.

Depois de aguardar aproximadamente 30 minutos então foi dado início ao evento, tivemos algumas palavras do representante do CESMAC, explicando inclusive o motivo da demora e outras palavras sobre a instituição e o curso de Análise de Sistemas, afinal de contas esse evento está sendo realizado para comemorar o aniversário de 10 anos desse curso.

Após algumas palavras do representante da instituição iniciamos a palestra, claro que estou cortando a parte da reconfiguração do projetor por parte do palestrante e outros contra-tempos com os microfones. Falando em áudio não gostei muito das caixas de som, estavam com muito ruído, espero que melhore amanhã. =)

Palestra 1 - Software Livre: do Sistema Operacional ao Software Aplicativo


Palestrante: Túlio de Medeiros

Aproveite para escutar | Tamanho: 19.1 MB | download

A palestra falou da evolução do software livre, unix, desenvolvimento do linux e citou alguns marcos importantes na história relacionadas ao tema, assim como alguns nomes memoráveis, como o de Linus Torvalds.
Acredito que o palestrante poderia ter explorado melhor o tema, tendo em vista que a trajetória contada é fácil de ser encontrada distribuída on-line.

Claro que sempre temos algo a mais para aprender sobre essas histórias, mas acredito que histórias são materiais para consulta na maioria dos casos e acredito que se aplica nessa situação.
Não tivemos tempo para debater, nem fazer perguntas devido aos atrasos, que eu estimei em torno de 50 minutos, portanto assim que a palestra foi finalizada já entramos na outra sem comercial. =D


Palestra 2 - Utilizando Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Software Livre


Palestrante: Alison Rabelo


Aproveite para escutar | Tamanho: 32.9 MB | download


Apostei todas minhas fichas nessa palestra, aliás foi o principal motivo da minha participação no evento e durante os assuntos abordados e como o tema foi desenvolvido fizeram cada ficha valer a pena. =D
Ultimamente venho tentando focar meus conhecimentos na área de Agile Development e o tema dessa palestra me conquistou logo de cara.

Alison mostrou vários pontos e estratégias que gerentes podem utilizar para melhorar o desempenho da equipe, a organização das tarefas, o planejamento do projeto, tudo isso de forma ágil. Falou um pouco sobre a burocracia de algumas instituições que fazem com que o desenvolvimento se torne lento e enfatizou alguns temas bem falados na área de desenvolvimento ágil.
Por fim ele mostrou a evolução do Open Source e explicou um pouco mais sobre as divisões desse termo.

Considerações finais sobre esse primeiro dia de evento

Acredito ter sido uma noite um pouco conturbada devido aos problemas técnicos, uma verdadeira sessão "Falha Nossa", espero que essas dificuldades sejam sanadas para que o evento possa prosseguir de forma mais produtiva.
Infelizmente não foi possível debater os assuntos com nenhum dos palestrantes por causa do tempo que já estava extrapolado, tenho certeza que agregaria mais valor aos assuntos falados.

Devido a quantidade enorme de contra-tempos não pude disponibilizar as gravações das duas palestras, será necessário alguns ajustes e cortes para ficar mais audível =D. Aproveito para perguntar se alguém por ai sabe algum procedimento para suavização de ruídos em arquivos de áudio.
Estarei atualizando esse Post com as gravações já citadas e alguns links com maiores informações.

Atualizado em 17 de Maio de 2008
Post do Leonardo Fernades sobre o primeiro dia do Evento... Confiram!


Domo Arigato Gosaimasu.

2 comentários:

Leonardo Fernandes disse...

era tu que estava com uma maquina fotográfica o tempo todo filmando as apresentações?? Eu tava lá trás e vi. Aja braço heheheheheh. Estou com muito serviço aqui no trabalho, mas depois vou postar minhas considerações que são bem parecidas com a sua.

Juarez P. A. Filho disse...

Opa Leonardo, rapaz... Pense que meus braços ficaram doendo depois viu?? =P
Infelizmente devido a iluminação que não estava favorável o vídeo ficou muito escuro, por isso não disponibilizarei.
Abraços...